quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Ensaio sobre a Cegueira


Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."



Ontem assisti ao filme Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles, baseado na obra de José Saramago. Fazia tempo que eu queria ver o filme, ler o livro, enfim. Acabei fazendo algo que não gosto, que é ver o filme primeiro. Agora já era, não vou mais ler o livro.
Sei que Saramago é um escritor premiadíssimo e tal, mas, sinceramente, se o filme é pesado, o livro deve ser uma desgraceira em quinto grau.
Pra quem é cinéfilo, o filme é um must. Percebe-se de cara o cuidado com a história, a fotografia e a tentativa ( muito bem sucedida) de manter o espectador ciente de que nada daquilo aconteceu por causa de ets, monstros ou bruxas. ( Um detalhe pessoal: Seria muito mais fácil digerir as cenas se no ínicio tivesse aparecido um bichinho verde com cara de marciano).
Nada disso acontece.
Fiquei angustiada do início ao fim.
Dá raiva, nojo, ódio, nausea.
Medo que algo parecido aconteça.
Desespero ao se deparar com o caos.
Vontade de gritar.
Dor ao se dar conta de que o ser humano é sim capaz de atitudes como aquelas.
Tristeza ao perceber que mesmo enxergando, não vemos a realidade.
Fechei os olhos algumas vezes.
Ensaiei a cegueira.


Palavras de Saramago:






"Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso."


Muito bem, querido e premiado escritor. Você conseguiu. Se eu sofri ao ver o filme, imagine lendo o livro???
Foi difícil demais dormir depois.
Hoje volto aos filminhos agua com açucar. Vou ver Marley e eu. Esse eu já lí o livro.
A conta da terapia vai pro Meirelles.

Um comentário:

  1. Só faltou a pipoca né? rsrsrs Mas foi bom...De fato o filme é pesado! E olha q é só o "ensaio" da cegueira. Carência de fé, de senso comum...Só vendo pra interpretar...para os mais corajosos, acho q vale a pena ler o livro! Eu tô fora! hehehe
    love you sweet

    ResponderExcluir