domingo, 9 de agosto de 2009

Pai


Meu Pai é um cara diferente .

Acho que na verdade, ele sempre foi um Pai diferente dos demais que conheci.

Sempre foi permissivo conosco. Desde cedo nos deu a oportunidade de escolha. Mostrava o certo e o errado e deixávamos escolher. Desde que isso não nos trouxesse riscos físicos.

Me lembro que ficávamos horas e horas conversando , e ele ouvia atento, as peripécias que eu havia aprontado no dia.

Sempre muito bem humorado, estimulou em mim um lado criativo. Após contar minhas histórias, ele pedia que eu as escrevesse. Dizia que eu tinha bagagem para publicar um livro quando me desse vontade.

Andávamos de cachorrinho pela casa, assistíamos tv juntos, Futebol, Formula 1.

Ele sempre fez questão de me explicar o funcionamento de motores e dizia que isso seria útil algum dia em minha vida. Daí, minha paixão por carros.

Dele herdei a paixão pela leitura. Ele passava parte do domingo lendo o Jornal. E eu ali, do lado, lendo também. O jornal, o gibi, um livro...Qualquer coisa.

Dele também herdei a paixão pela música. A boa música. Bons sambas, Bossa Nova, Frank Sinatra, Blues e Jazz.

Como ele mesmo diz, aperfeiçoei a sagacidade dele. O raciocínio rápido. A boa malandragem.

Meu Pai sempre foi um pai protetor.

Morria de medo que fossemos a cachoeiras, que bebessemos em copos alheios ( até hoje o " Boa Noite Cinderela" é piada entre meus amigos), piscinas, árvores, patins. Hoje , consigo entender por que sou tão medrosa. Fui super protegida. Criada numa bolha de mimos. Talvez, minha maior dificuldade realmente seja lidar com o medo. Culpa do Papai...rs

Mas, ao mesmo tempo, ele despertou em mim meu lado lúdico.

Me ensinou a ser boa com as pessoas.

Bem Humorada e brincalhona.

Me ensinou a ter respeito pelo ser humano independente da função que ele ocupe.

Me ensinou que o simples acúmulo do dinheiro não serve pra nada. E que , gasta-lo com quem amamos sim, faz toda a diferença.

E isso eu não troco por nada.

Me deu a paixão pelo Flamengo.

Me ensinou , apesar da proteção, a ser independente. A conquistar minhas coisas sozinha.

A ter fé, e a acreditar que o Universo realmente conspira a meu favor.

Meu Pai me ensinou a demonstrar amor. Carinho. A não ter vergonha de fazer declarações de amor, a não ter vergonha de gargalhar.

Me ensinou a ser uma pessoa fraterna.

Talvez, dentre todas as coisas que aprendi com ele, a mais evidente na minha vida, tenha sido sorrir.

Quando ele me via de bico, pedia um sorriso.

Depois de ver aquele sorriso de canto de boca, reclamava e dizia que sabia que eu poderia fazer melhor que aquilo. Aí, contava uma piada, fazia cócegas...enfim, até que eu me rendesse num largo e sonoro sorriso.

E ele dizia: Com esse sorriso você conquista o mundo.

E assim foi. Não conquistei o mundo (ainda...hehehe), mas, conquistei o meu mundo.


Obrigada Papai.

Amo você!!!


P.S: Outro dia escrevo sobre meu Avô....

Nenhum comentário:

Postar um comentário