quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

As certezas da Juventude




Ontem, ouvi uma amiga dizer que, falando assim parecia até que eu era uma velha de 70 anos.

Até eu me assustei com a maturidade adquirida.

Mas, prestando bastante atenção nas coisas que ouço algumas vezes, essa frase se encaixa perfeitamente pra uma menina de quase 30.

Quando somos jovens ( e imaturos), desenvolvemos frases e pensamentos quase imutáveis.

Somos os donos da verdade e, aparentemente, nada pode abalar nossas certezas.

Daí, querido leitor, o tempo vai passando, vamos aprendendo, somos obrigados a passar por situações ( boas ou não) e, nossas certezas caem por terra.

Confesso que, sendo dona de uma personalidade bastante estruturada ( leia-se cabeça-dura, que não dá o braço a torcer, etc.) foi difícil pra eu aceitar que , sim! a vida muda nossas certezas.

E quando nos damos conta, a certeza de ontem virou a possibilidade de hoje.

Porque, na era das informaçoes a jato, dos relacionamentos superficiais, da busca pelo auto-conhecimento, ficar parado praticamente é sinônimo de regredir.

Olhando pra trás, me lembro daquela menina que queria , como disse Cazuza, mudar o mundo.

Acreditava em almas gêmeas, fidelidade, coelhinho da Páscoa e Papai Noel.

Opiniões inabaláveis, discussões duras nas aulas de redação e intrerpretação.

Tendências feministas e ao mesmo tempo, quase presidente da Raça Rubro Negra.

As certezas existiam, assim como as contradições que não me eram claras.

Hoje, acho que uma das coisas que aprendi de melhor foi ser tolerante( e modesta....rs).

Já não brigo mais por coisas e sim por pessoas.

Aceito opiniões totalmente contrarias as minhas, apenas não concordo.

Como lí dias desses em algum lugar ( perdoe-me por desconhecer o autor), quero viver e derrubar uma certeza por dia.

Afinal, a vida é um eterno apreendizado.
Como diria Che ( que deixou de ser uma certeza pra mim):
Hay que endurecer pero sin perder la ternura jamás

2 comentários:

  1. Nossa!!! Estava afastada daqui..., acabei de me arrepender... rsrsrsrs, profunda essa, me fez relebrar todos esses anos juntas, as "aulas", vc e meu primo de Ubá, claro q vc lembra... hahahaha e tb os 10, eu disse 10 "donos do mundo" ou filhos dos donos... hehehehe, tempo bom... sobrou quem mesmo dessa época??? amo vc....

    ResponderExcluir
  2. Ao ler o trecho "...uma menina de quase 30.", lembrei da música MENINA - O TEATRO MÁGICO... bela recordação. Bjos!

    ResponderExcluir